Parceria entre BNB e Embrapii apoia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação

O apoio do Banco do Nordeste se dará essencialmente por meio de financiamento reembolsável a empresas industriais

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Nesta segunda-feira (20) o Banco do Nordeste firma acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, especialmente de pequenas e médias empresas. O acordo será assinado pelos presidentes Marcos Holanda (BNB) e Jorge Almeida Guimarães (Embrapii), na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, às 11h.

O apoio do Banco do Nordeste se dará essencialmente por meio de financiamento reembolsável a empresas industriais, no âmbito do Programa de Financiamento à Inovação (FNE-Inovação), e eventual financiamento não reembolsável a instituições de pesquisa científica e tecnológica, devidamente credenciadas pela Embrapii, no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci). O apoio da Embrapii se dará por meio da intermediação entre empresas industriais, Unidades Embrapii e Polos Embrapii IF com o BNB.

FNE-Inovação

As inovações apoiadas no âmbito do FNE-Inovação são caracterizadas por investimentos que visem à melhoria da competitividade do empreendimento, por exemplo, por meio de diversificação da linha de produtos ou serviços, diferenciação no mercado de atuação, utilização de novos materiais no processo produtivo, melhorias relevantes nos processos, entre outros.

São financiadas empresas privadas e produtores rurais de qualquer setor da economia, não estando restritos a projetos de alta tecnologia ou de criação de produtos e serviços totalmente novos, nem a empresas de base tecnológica.

Fundeci

Pioneiro no fomento à pesquisa e à difusão de tecnologias direcionadas às atividades produtivas da área de atuação do BNB, o Fundeci vem contribuindo para a superação de gargalos do setor produtivo e para a mitigação do risco operacional do Banco. Seu objetivo é o desenvolvimento, a validação e a difusão de tecnologias compatíveis com as peculiaridades regionais, especialmente do semiárido, considerando-se os aspectos econômicos, sociais e culturais do setor produtivo.

Embrapii

A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.