País precisa crescer para dólar não disparar, diz Levy

Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Fazenda afirmou que a "casa" precisa ser colocada "em ordem" para evitar a disparada da moeda norte-americana

Escrito por Redação ,

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta terça-feira (1), durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, que se a "casa" não for colocada "em ordem", o dólar vai disparar. Segundo ele, o Brasil precisa aumentar o nível de confiança na economia e "retomar a rota de crescimento". 

> Dólar sobe mais de 1,5% e encosta em R$ 3,70, maior nível em 13 anos

O ministro avaliou que o orçamento de 2016, enviado nesta segunda-feira (31) pelo governo federal ao Congresso, está com um déficit de R$ 30,5 bilhões, o equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Ele afirmou na audiência, entretando, que apesar do "desequilíbrio" no orçamento, o governo busca soluções conciliáveis para alcançar a meta traçada anteriormente. "Vivemos um desequilíbrio do orçamento, mas há disposição do governo para alcançarmos a meta de superávit primário em 2016, que já é uma meta reduzida, de 0 7% do PIB", disse. 

Entre os objetivos da audiência pública estava discutir a situação das contas dos estados brasileiros. Alguns deles, como o Rio Grande do Sul, enfrentam piora em suas contas públicas, com dificuldade em pagar os salários dos servidores e também a dívida com a União. "A maior parte deles teve deterioração do rating. Os gastos andaram mais rápido que as receitas", ressaltou o ministro durante o evento. 

Levy afirmou, ainda, que a situação atual é "desafiante", e mostrou bom humor ao citar um ditado americano. "Quando a maré está baixa, você descobre quem está de calção e quem está sem calção". 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.