Otimismo dos empresários cearenses é o maior em seis meses

Em setembro, índice de confiança do Estado atingiu 55,1 pontos, ficando inclusive acima da média nacional para o período, de 46,5 pontos

Escrito por Áquila Leite ,

Mesmo com a indústria cearense passando por um período conturbado, de pouca produção e queda na competitividade, o índice de confiança dos empresários do Estado apresentou, em setembro, o melhor resultado dos últimos seis meses. Segundo a pesquisa ICEI e Perspectivas dos Industriais Cearenses, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o indicador marcou 55,1 pontos neste mês, acima da média brasileira para o período (46,5 pontos).

Ainda segundo a pesquisa, realizada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o resultado positivo do Estado foi alcançado, sobretudo, pelo maior otimismo dos empresários da construção (58 pontos). O Indi alerta, porém, que o indicador ainda encontra-se abaixo da média histórica da indústria cearense, iniciada em 2010, de 62,4 pontos.

Demanda por produtos

Para o próximo semestre, acentuam-se as expectativas positivas em relação à demanda por produtos das indústrias cearenses, seja no mercado interno, como também em relação às exportações. De fato, o indicador de 61,3 pontos, apresentado em setembro, é o maior desde outubro de 2013, e encontra-se 8 pontos acima da média nacional.

As perspectivas para contratação de mão de obra no Ceará também voltaram a ser positivas (53,5 pontos), apresentando  o melhor resultado desde março. Por outro lado, no País, a indústria apresenta tendência de queda (47,8 pontos)  para esta variável.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.