ONS prevê mais chuva em dezembro e alta de 7,7 pontos no nível dos reservatórios

A Energia Natural Afluente (ENA) projetada para a região Nordeste, por outro lado, continua desfavorável, com uma estimativa de 47% da média histórica

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou, nesta sexta-feira (27), a primeira previsão de volume de chuvas e nível de água dos reservatórios durante o mês de dezembro, e as perspectivas, sobretudo para o submercado Sudeste/Centro-Oeste, são positivas. A afluência deve ser equivalente a 114% da média histórica para meses de dezembro, e com isso o nível de água dos reservatórios terminará o ano com o equivalente a 35,3% da capacidade de armazenamento. A previsão indica uma alta de 7,7 pontos porcentuais em relação ao atual patamar, de 27,60%.

A Energia Natural Afluente (ENA) projetada para a região Nordeste, por outro lado, continua desfavorável, com uma estimativa de 47% da média histórica. Caso confirmada a projeção o nível de água, atualmente em 5,17%, subirá para 9,9% no dia 31 de dezembro. Embora a sinalização seja de alta no nível armazenado, a situação continua preocupante para este início de período chuvoso, que vai até abril de 2016.

> Seca no Nordeste deve prolongar cobrança extra nas contas de luz para 2016

A região Sul, por sua vez, continuará com níveis elevados de chuvas, uma situação já esperada e explicada pela incidência do fenômeno El Niño. A ENA prevista para o mês é equivalente a 164% da média de longo termo (MLT) para meses de dezembro. Com isso, os reservatórios terminarão dezembro com o equivalente a 97,8% do nível de reservação, praticamente estável em relação ao número de 96,79% registrado ontem pelo ONS.

No caso da região Norte, a previsão de ENA foi estabelecida em 40% da média histórica em meses de dezembro. Confirmada a expectativa, o nível dos reservatórios subirá do atual patamar de 19,43% para 22,1% no dia 31 de dezembro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.