Número de trabalhadores empregados no Nordeste aumenta de julho a setembro

A taxa de população ocupada na região passou de 84,2% para 85,2% entre o segundo e o terceiro trimestre do ano

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

A taxa de ocupação da Região Nordeste subiu no terceiro trimestre deste ano, que compreende os meses de julho, agosto e setembro, em relação ao trimestre imediatamente anterios (abril, maio e junho). O índice passou de 84,2% para 85,2%, avanço de 1 ponto percentual, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Penad Contínua) divulgada esta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado do Nordeste em relação ao percentual de pessoas empregadas no período em questão foi melhor que a média do país, a qual ficou em 87,6% - 2,4 pontos percentuais a mais. No entanto, o índice do país vem melhorando desde o início do ano, quando começou 2017 com 86,3% da população em idade para trabalhar ocupada.

Desemprego

A parcela da população nordestina desempregada também indica bons resutados, com a segunda queda consecutiva entre os trimestres deste ano. De julho a setembro de 2017, 14,8% dos trabalhadores da região não tinham emprego, número 1 ponto percentual menor que no período de abril a junho, quando 15,8% estavam desocupados.

Apesar dos resultados animadores, o percentual do Nordeste ainda é maior que o índice geral do Brasil, que ficou em 12,4%, também com tendência de queda, uma vez que iniciou o ano com taxa de 13,7%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.