Novas propostas da Grécia têm poucas mudanças, diz jornal alemão

O novo ministro das Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, já participará da reunião desta terça

Escrito por Reuters ,

As propostas que o novo ministro das Finanças da Grécia apresentará ao Eurogrupo nesta terça-feira (7) não vão diferir significativamente do plano de reformas rejeitado pelos gregos em referendo no domingo (5), informou o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung nesta terça.

Sem citar fontes, o jornal disse que as propostas que Euclid Tsakalotos apresentará ao grupo de ministros das Finanças da zona do euro incluem manter um abatimento do imposto sobre valor agregado (VAT, na sigla em inglês) para ilhas gregas e uma taxa de VAT de 13% para restaurantes.

O Eurogrupo irá se reunir novamente com a Grécia nesta terça (7), às 13h (horário local), em Bruxelas, e espera que as autoridades gregas apresentem novas propostas. A reunião antecederá uma reunião de cúpula extraordinária dos países da moeda única. 

No último domingo (5), os gregos votaram "não" e rejeitaram a proposta dos credores internacionais durante referendo. O placar amplo do "não" foi surpreendente, registrando 61,60% dos votos, contra 38,40% dos votos pelo "sim". A abstenção foi de 37,5%. A vitória do "não" aumenta a pressão para que a Grécia saia da zona do euro. 

> Crise na Grécia pode afetar países vizinhos

> Crise grega deve levar Brasil a adiar emissão de título

> Líder da oposição grega pede demissão

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.