Nível de emprego no setor da construção tem queda em abril

No acumulado do ano, o saldo negativo de trabalhadores com carteira assinada na área de construção soma 279,6 mil vagas, uma queda de 7,89%

Escrito por Agência Brasil ,

O nível de emprego na construção brasileira caiu em abril 0,78% em comparação ao mês anterior, com saldo negativo – entre demissões e contratações – de 25,4 mil trabalhadores com carteira assinada. Os dados foram divulgados hoje (28) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado de São Paulo (SindusCon-SP). Segundo o sindicato, o nível de emprego vem caindo consecutivamente há 14 meses.

No acumulado do ano, o saldo negativo de trabalhadores com carteira assinada na área de construção soma 279,6 mil vagas, queda de 7,89% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, ao final de abril, o número de trabalhadores no setor somou 3,228 milhões, queda de 9,21% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Para o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, as demissões no setor eram aguardadas por causa da recessão nos segmentos imobiliário, de infraestrutura e de habitação popular. “As expectativas não melhoraram após o anúncio dos cortes no Orçamento. Ao contrário: reduziram-se ainda mais os investimentos do governo no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e no Minha Casa, Minha Vida, bem como em outros ministérios, o que diminuirá o volume geral de obras e consequentemente provocará novas demissões.”

Em abril, houve queda em todos os segmentos da construção. Nos segmentos imobiliário e de infraestrutura, que empregam 55% das pessoas do setor, por exemplo, houve retração de 10,49% e 14,31% em comparação a abril do ano passado, respectivamente. Segundo o sindicato, a queda pode ser atribuída ao fim do ciclo da construção imobiliária iniciado em 2010 e aos cortes de investimentos em obras de infraestrutura.

No estado de São Paulo, o nível de emprego em abril praticamente apresentou estabilidade em relação a março, com queda de 0,07% e um saldo negativo de 623 trabalhadores. Ao final de abril, o número de trabalhadores do setor totalizava 837,1 milhões. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.