Mutirão do Procon registra 68% de acordos

Operação foi realizada entre os dias 11 e 15 de setembro. Consumidores terão uma nova chance de participar do mutirão na próxima semana, entre os dias 25 e 29 de setembro

Escrito por Redação ,

De todos os atendimentos realizados durante o mutirão de renegociação de dívidas promovido pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) na semana passada, 68% resultaram em acordos entre as empresas e os consumidores. Foram 762 atendimentos, dos quais 519 foram solucionados.

Bancos, operadoras de cartão de crédito e concessionária de energia elétrica foram as mais demandadas. A ação, realizada entre os dias 11 e 15 de setembro, foi uma das atividades em comemoração aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Algumas empresas resolveram até 100% dos casos reclamados, reduzindo juros e multas e ainda parcelando o valor das dívidas. Segundo o Procon, chamou a atenção uma dívida bancária no valor de R$ 52.943,72 - o programa conseguiu um desconto para o consumidor de 85% do valor da dívida, que foi reduzida para R$ 7.941,00 e ainda parcelada em 18 vezes.

Novo mutirão

Quem não aproveitou a oportunidade de renegociar dívidas na semana passada terá uma nova chance de participar do mutirão, entre os dias 25 e 29 de setembro. Também neste período, serão realizadas 411 audiências de conciliação para casos de endividamento com empresas que não aderiram ao mutirão.

Para a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a iniciativa superou as expectativas. "O mutirão foi um sucesso. Conseguimos auxiliar os consumidores a liquidar dívidas e, principalmente,  devolver a dignidade para pessoas que estavam sem credibilidade no comércio", avaliou.

A diretora também alerta que é necessário cautela para não adquirir um novo endividamento e perder a capacidade de honrar com o acordo firmado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.