Morre empresário Ivens Dias Branco, aos 81 anos

Natural de Fortaleza, ele nasceu no dia 3 de agosto de 1934

Escrito por Redação ,
O empresário cearense Ivens Dias Branco faleceu, na tarde desta sexta-feira (24), aos 81 anos, em São Paulo. Ele estava internado há cerca de uma semana em um hospital da capital paulista, onde passou por uma cirurgia cardíaca, mas não resistiu ao procedimento. A informação foi confirmada ao Diário do Nordeste por familiares do empresário, 
 
Atuando no Grupo M. Dias Branco desde 1953, Ivens foi responsável por ampliar os negócios da família, investindo na fabricação de biscoitos em escala industrial. As décadas seguintes foram marcadas pela modernização e pelo crescimento das vendas e da produção.
 
O empresário e presidente do Conselho Administrativo do Grupo era considerado pela Revista Forbes o mais bem sucedido do Ceará e o 17º do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 2,1 bilhões. Ele também era o 854º empresário mais rico do mundo.
 
Segue na íntegra, comunicado oficial da família.
 
"A família Dias Branco e todos que fazem as empresas do Grupo Dias Branco comunicam, com muito pesar, o falecimento, nesta data, do empresário Francisco Ivens de Sá Dias Branco, presidente do Conselho de Administracao da M Dias Branco S.A. Neste momento de indescritível dor, estamos amparados no exemplo de força, união, dinamismo e de incessante trabalho que ele nos deixa como legado, certos de que ele estará sempre vivo em cada momento e conquistas que teremos daqui por diante. A ele bem cabem as palavras de São Paulo:  "combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé". Esta fé inabalável que marcou sua vida, seu amor pela família, pelos amigos, seu respeito e carinho com cada colaborador e seu compromisso com o Brasil, nos inspirarão a seguir, unidas com honra e entusiasmo, sua trajetória de conquistas".
 
Sobre o grupo
 
Contando com mais de meio século de existência, a M. Dias Branco é líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas, atuando ainda nos segmentos de moagem de trigo, refino de óleo, gorduras, margarinas e cremes vegetais, bolos, snacks, torradas e misturas para bolo, estando presente em todo o território nacional. Em relação ao mercado mundial, a empresa é a quarta maior na categoria de massas e a sétima maior na categoria de biscoitos.
 
As Unidades da M. Dias Branco geram mais de 16.700 empregos diretos, com 12 indústrias distribuídas em importantes cidades brasileiras, além de diversas 
Unidades de Comercialização e Distribuição. Suas marcas são sinônimos de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. Em cada região do Brasil, a empresa possui marcas que se destacam frente à concorrência, conseguindo a preferência de milhares de consumidores.

Empresário foi agraciado com a comenda Sereia de Ouro em 1984.

Governador lembra trajetória de empresário

O governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou a trajetória de Ivens Dias Branco em uma postagem no Facebook. O chefe do executivo estadual disse que o empresário construiu um dos mais sólidos e importantes grupos do País, contribuindo para o desenvolvimento do Ceará e se solidariza com todos os familiares e amigos.

"Um dos mais notáveis empreendedores de nosso Estado e de nosso País. Assim foi Ivens Dias Branco. Um homem que, com sua visão de futuro e obstinação, construiu um dos mais sólidos e importantes grupos empresariais do Brasil, tendo contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Ceará. Uma frase sua, dita por ocasião dos mais de sessenta anos de trabalho ininterrupto, representa bem sua trajetória de vida: “Sempre tive adversidades, mas também sempre tive condições de remover os espinhos.” Na convivência mais próxima que tivemos, nos últimos dois anos, tive a satisfação de conhecer, além do empreendedor, um ser humano admirável. No momento de sua partida expresso, em nome dos cearenses, o respeito e gratidão pela contribuição dada ao Ceará e me solidarizo com todos os familiares e amigos", afirmou o governador. 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.