Metade dos brasileiros prefere táxi ou transporte por aplicativo na hora de fazer compras

Pesquisa encomendada pelo SPC Brasil e a CNDL levou em consideração opções como ônibus, metrô, trem, carro, e moto

Escrito por Redação ,

A concorrência no mercado de transporte já tem causado impacto na vida das pessoas. Segundo pesquisa encomendada encomendado pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), praticamente metade dos brasileiros (49,7%) afirmaram preferir fazer compras utilizando serviços de transporte privados como táxi ou transporte por aplicativo, como Uber e Cabify.

A pesquisa levou em consideração opções como ônibus, metrô, trem, carro, moto, a pé, transporte por aplicativo, bicicleta, van/fretado e táxi.  

A principal razão para a escolha desses serviços é a comodidade, apontada por 54,9% dos entrevistados, principalmente para os jovens entre 18 e 34 anos (64,1%). O fácil acesso foi mencionado por 55,4%, também com maior frequência entre consumidores de 18 e 34 anos (63,5%). 

Levando em consideração apenas o embate entre os táxis e as novas plataformas de transporte por aplicativo, a sondagem revela que mais da metade da população (64,6%), com destaque para a faixa etária entre 18 e 34 anos (77,4%), afirmaram que estão deixando de usar os táxis para priorizar os aplicativos, como Uber ou 99Pop. O preço cobrado é o principal motivo indicado para a mudança de comportamento. 

A qualidade superior do serviço ficou em segundo lugar, mencionada por 58,3% dos entrevistados, principalmente para as mulheres (61,7%).

De acordo com os entrevistados, se locomover utilizando serviços de transporte por aplicativos é mais usual do que pedir um táxi principalmente para realizar atividades de lazer como ir a bares, restaurantes, cinema, festas e parques (17,8% das citações frente a 5,9% dos táxis), ir ao médico/dentista (6,0% das citações, frente 3,5% dos táxis) e fazer compras longe de casa (9,7% das citações, frente a 5,8% dos táxis).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.