Mercados da Ásia despencam após decisão do Reino Unido

Bolsa de Tóquio, primeira a fechar na Ásia, despencou 7,92%. Mercados de Hong Kong e Sydney perdiam em torno de 3% no final da manhã e o de Xangai, 1,19%.

Escrito por Redação ,

O Reino unido decidiu nesta sexta-feira (24), em plebiscito, deixar a União Europeia. De acordo com dados finais da Comissão Eleitoral, a campanha pela saída do bloco econômico venceu com 17,410 milhões de votos, ou 51,9% do eleitorado. Com a decisão, as bolsas da Europa iniciaram o dia em forte queda, mas não foram só elas que acabaram impactadas. Os mercados asiáticos, por exemplo, foram dominados por um clima de pessimismo e despencaram.

>Ministro da Alemanha diz que "Brexit" é "um dia triste" para a Europa

>Premiê britânico anuncia que abandonará o cargo após saída do Reino Unido da UE
 
>Saída do Reino Unido da UE não afetaria o Ceará
 
A Bolsa de Tóquio, primeira a fechar na Ásia, despencou 7,92%. O resultado no Reino Unido foi um choque para o mercado japonês, comparável à quebra do Lehman Brothers, em 2008. O índice Nikkei 225 perdeu 1.286,33 pontos, para terminar em 14.952,02. Bolsas de Hong Kong e Sydney perdiam em torno de 3% no final da manhã e a de Xangai, 1,19%.

Na Europa, o resultado do referendo no Reino Unido impactou fortemente nas projeções. Londres operava em queda de 8%, a maior em 30 anos, segundo a "CNN". Madrid, por sua vez, na Espanha, abriu o dia com prejuízos de 15,90 %, quase o mesmo índice na Grécia. Frankfurt, na Alemanha, caía 10 %. Paris, na França, iniciou a sessão em baixa de 7,7%.

Libra
 
A libra esterlina chegou ao seu valor mais baixo desde 1985, após o resultado do referendo no Reino Unido. A moeda britânica caiu para US$ 1,3466, seu valor mais baixo em três décadas, de acordo a Bloomberg.
 
 
 
 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.