Jovens cearenses criam seus próprios negócios e se destacam no mercado

Empresários mostram como é possível ingressar no mundo dos negócios

Escrito por Redação Diário Plus ,

Reunindo os nascidos entre 1977 e 1997, a Geração Y foi surgindo em meio a ascensão tecnológica e novos contextos políticos e sociais, trazendo visões de mundo bem distintas das anteriores. As pessoas passaram a utilizar ferramentas recém-chegadas na inovação de negócios desgastados pelo tempo e na criação do que antes só estava no plano das ideias. Jovens arriscam, investem, aprendem com os erros no início, algumas vezes desistem no meio do caminho, em outras, conquistam o sonho de se tornarem grandes empresários.

Em 2013, uma pesquisa realizada pela GEM Brasil apontou que a taxa de empreendedores brasileiros entre 18 e 64 anos é de 32,3%, que corresponde a cerca de 40 milhões de pessoas, 2,1% a mais que o ano anterior. O estudo indicou que empresários entre 25 e 34 anos compõem o grupo mais expressivo na categoria de empreendedorismo inicial, representando 21,9% dessa faixa etária, ante os 19,2% de 2012. Em relação aos empreendedores estabelecidos, 11,8% das pessoas entre 25 e 34 anos administram e são proprietárias de um negócio consolidado há mais de três anos. No ano anterior, essa taxa foi um pouco menor, 11,2%.

Os empreendedores mais novos, entre 18 e 24 anos, não ficam muito atrás. No Brasil, os iniciantes somam 16,2% da população de mesma faixa etária, 2% a mais que a taxa da categoria no ano anterior. Como empresários mais firmes no universo dos negócios, o grupo representa 4,5% dos jovens entre 18 e 24 anos, maior que os 2,8% de 2012.

“Esse fenômeno de empreendedorismo entre jovens tem ganhado força porque hoje a gente tem possibilidade de empreender através de startups, de empresas que estão mais relacionadas ao conhecimento do que propriamente à compra de artigos físicos, como tinha antigamente. Na época em que o empreendedorismo estava mais relacionado a indústrias, tinha que ter uma estrutura física de equipamentos, de sede, de pessoas, que dificultava a inserção do jovem como empreendedor”, explica o Doutor em Engenharia de Produção e professor da Universidade Federal do Ceará, Rogério Teixeira Mâsih.   

Confira vídeos:

Após todas as dificuldades que teve de enfrentar para abrir o próprio negócio e torná-lo lucrativo, Felipe Saraiva, de 21 anos, percebe que as dificuldades do início foram fundamentais na sua formação como empresário. Dono da Pizzaria Delivery “Rei da Pizza”, primeiramente, o jovem abriu o negócio em um espaço no restaurante da mãe durante a noite, com capital inicial da mesma, entretanto, com o fraco movimento no espaço, ao passar por um local que estava para alugar em um dos polos gastronômicos de Fortaleza, resolveu mudar o local da pizzaria e dar uma nova oportunidade à empresa. “Tem sido bem diferente do outro local, porque já entrei com conhecimento, tendo contato com pessoas de grande importância e bem qualificadas na área de pizzaria, para alavancar o negócio. A partir disso, eu consegui entrar com um padrão, com qualidade superior, bem mais ajustado que o anterior”.

Há dois meses, Felipe fechou o primeiro espaço e mantém a “Rei da Pizza” na Cidade dos Funcionários. Mensalmente, a pizzaria chega a faturar R$ 50 mil, com 15% a 20% de lucro. Além de empresário, Felipe é estudante de Engenharia de Produção e acredita que aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade em seu negócio é importante para que tenha êxito. “A Engenharia de Produção está muito ligada à parte de negócios, porque trabalha na gestão de pessoas, gerenciamento de mercadorias, controle de estoques”, explica.

Três fatores importantes para um novo negócio

Mesmo que a abertura de uma empresa por um jovem tenha se tornado mais comum ao longo dos anos, Rogério Mâsih ressalta que o novo negócio não se sustenta sem a soma de três fatores importantes: habilidade, conhecimento e atitude. Para o especialista, o mercado não oferece oportunidade para os que desejam arriscar sem uma bagagem pré-formada. “Mesmo com essa possibilidade do jovem ingressar no empreendedorismo, não existe espaço para aventureiro. A concorrência aumenta e a necessidade de desenvolvimento e competência relacionada à gestão fica cada vez mais importante, porque muitos se preocupam com o desenvolvimento técnico do produto e esquecem que a empresa precisa também ser gerenciada”. 

Sebrae realiza Feira do Empreendedor

Em 2013, o Sebrae/CE atendeu 20.438 empresários e 19.896 pessoas que ainda estavam desejando formar o primeiro negócio. Até 1º de julho deste ano, a instituição já havia atendido 10.218 empreendedores e 8.573 potenciais empresários. Dentre os cursos, estão “Transforme Ideia em Modelo de Negócios”; “Planejamento Estratégico”; “Iniciando um Pequeno Grande Negócio”; e “Gestão Financeira”.

Incentivando a preparação na área, o Sebrae também irá realizar, entre os dias 5 e 9 de agosto, a Feira do Empreendedor. Na ocasião, a Arena Startups no Espaço da Economia Criativa, é um dos grandes atrativo para futuros empresários, uma vez que irá reunir 20 startups geralmente administradas por pessoas mais jovens, como a Auditphone, que trabalha com gerenciamento e auditoria em contas de telefonia móvel para micro e pequenas empresas; a Vitrola, que atua no segmento de sonorização de ambiente e publicidade; e a EasyAssist, com o sistema de pedido e atendimento para restaurantes via smartphone ou tablet.

Confira matéria na íntegra no Diário do Nordeste Plus, aplicativo para tablets do Diário do Nordeste.

im

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.