Investimento em saúde e segurança no trabalho dá retorno às empresas

O levantamento mostra que para 43,6% dos empresários, esses programas aumentam a produtividade no chão-de-fábrica e 34,8% apontam que essas ações reduzem custos

Escrito por Redação ,

Aumentar a segurança no ambiente de trabalho e promover assistência à saúde dos funcionários reduzem as faltas ao trabalho, para 48% das empresas que investem nestes serviços, é que aponta a pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI), realizada com 500 médias e grandes empresas.  

O levantamento mostra ainda que para 43,6% dos empresários, esses programas aumentam a produtividade no chão-de-fábrica e 34,8% apontam que essas ações reduzem custos. Por esses motivos, as empresas dão grande importância ao tema.

Cerca de 71% das indústrias afirmaram dar alta atenção à saúde e segurança dos trabalhadores. Além disso, na visão de 76,4% dos entrevistados, o grau de atenção da indústria brasileira ao tema deve aumentar nos próximos cinco anos – para 13,2%, essa atenção deverá aumentar muito. A pesquisa também mostra que a alta importância dada ao tema está relacionada, sobretudo, à preocupação com o bem-estar do trabalhador, à maior conscientização das empresas e à prevenção de acidentes de trabalho.

Para o diretor de Operações do SESI Nacional, Marcos Tadeu de Siqueira, a importância que as empresas dão ao tema se reflete na redução dos acidentes e doenças ocupacionais no Brasil. Dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 100 mil trabalhadores caiu mais de 17% entre 2007 e 2013 – de 1.378, em 2007, para 1.142, em 2013. “Os acidentes e doenças trazem grande variedade de despesas, desde custos médicos e indenizações aos trabalhadores e famílias até perda de produtividade e desgaste da imagem das empresas”, destacou.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.