Inflação acumulada no Nordeste acumula sete baixas seguidas

Em Fortaleza, índice cresceu de setembro para outubro, conforme dados do IBGE trabalhados pelo Etene

Escrito por Redação ,

A série histórica da inflação observada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) no levantamento mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Nordeste em outubro implicou a sétima baixa consecutiva para o indicador no acumulado do ano, chegando a 2,94% de variação - "menor valor para referido mês desde 2014".

"Em outubro, a inflação no Nordeste foi de 0,34%. O grupo Alimentos e Bebidas, que possui o maior peso relativo no cálculo, apresentou deflação (-0,05%) e atenuou levemente o índice na Região. O grupo Artigos de Residência foi o de maior queda nos preços (-0,54%), o que também influenciou na redução de 0,02 pontos percentuais da inflação no Nordeste", indica o Diário Econômico publicado pelo Banco do Nordeste.

A publicação indica ainda que, em Fortaleza, que tem peso regional 3,49% na variação da Região, o resultado de outubro para a inflação foi de 0,41% - segundo maior índice entre as cidades nordestinas pesquisas pelo IBGE. No ano, a alta acumulada é de 1,89%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.