Indústria do Ceará reduz desempenho em 1,3% no primeiro semestre

Estudo mostra que, apesar de PIB cearense se manter acima da média, setor industrial se aproxima de crise nacional

Escrito por Murilo Viana ,

A indústria do Ceará teve queda de desempenho em 1,3% no primeiro semestre de 2014 em comparação ao mesmo período de 2013, segundo dados do Panorama Industrial, publicação do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Indi), pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), divulgada nesta terça-feira (23).

O estudo revela que apesar de a economia cearense se manter com patamares de crescimento superior à média nacional, a indústria do Estado não consegue se distanciar da crise apresentada pelo setor no País, apresentando retração em seus principais indicadores. O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 3,5% no primeiro semestre em comparação à alta nacional de apenas 0,5% no Brasil no período. 

Queda na produção industrial é explicada por feriados da Copa 

A redução do setor industrial cearense no primeiro semestre foi influenciada, principalmente, pelas quedas no desempenho da indústria de construção, - 1%, e de transformação, - 2,1 %. Com relação à produção física industrial do Estado, houve queda de 1,5%, em face da queda de 2,6% na média brasileira. De acordo com o estudo do Indi, isso é explicado pela retração no 2º trimestre, quando os diversos feriados da Copa do Mundo reduziram  o número de dias úteis. 

O Panorama Industrial também aponta que houve uma queda de 18,5% nas importações, enquanto que nas exportações houve alta de 38,6%. O estudo atribui a expansão nas vendas para o exterior à comercialização de óleos combustíveis operações de transbordo da Petrobrás com produtos oriundos de outros estados, o que não ocorria com a mesma intensidade em anos anteriores. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.