Indústria do Brasil sofre queda pelo quinto mês seguido

A indústria brasileira encerrou o segundo trimestre com contração em junho devido às dificuldades econômicas que afetam a entrada de novos negócios

Escrito por Reuters ,

A indústria brasileira encerrou o segundo trimestre com contração em junho devido às dificuldades econômicas que afetam a entrada de novos negócios, ainda que o ritmo de retração da atividade tenha enfraquecido, apontou o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgado nesta quarta-feira (1).

O Markit informou que seu PMI para o setor industrial do Brasil subiu a 46,5 em junho, contra 45,9 em maio, no quinto mês abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração e com destaque para investimentos. Mas apesar de a leitura ter sido a mais alta desde fevereiro (49,6), não há expectativas de recuperação.

"Parece que o fim da contração ainda não está em vista. Mesmo o real mais fraco falhou em estimular a demanda externa. Não há como negar que este ano será desafiador para o setor industrial brasileiro e a economia mais ampla", apontou em nota a economista do Markit Pollyanna De Lima.

Em junho, as empresas relataram que a persistente queda na entrada de novos negócios foi o principal motivo do recuo no volume de produção, mesmo tendo sido pela taxa mais lenta em quatro meses. "O mercado interno continuou a ser a principal fonte de enfraquecimento", apontou a nota.

Segundo o Markit, os volumes de pedidos caíram em todos os três subsetores, com mais força o de bens de capital (uma medida de investimento), diante de condições econômicas difíceis e taxas fortes de inflação.

A quantidade de novos pedidos para exportação também diminuiu em junho, com os entrevistados apontando incapacidade de precificar competitivamente, com as cargas de custos aumentando ainda mais.

Diante dessa situação, as empresas cortaram vagas de trabalho pelo quarto mês seguido, porém pela taxa mais fraca nesta sequência de perdas. O movimento refletiu a menor necessidade de produção, mas também tentativas de controle de custos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.