Índice Geral de Preços acelera alta a 1,42% em setembro

A inflação foi pressionada pelo Índice de Preços no Atacado (IPA), os preços dos produtos agropecuários passaram a registrar avanço de 3,40%, já os produtos industriais subiram 1,49%

Escrito por Reuters ,

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou com força a alta em setembro para 1,42%, contra 0,40% em agosto, pressionado principalmente pelos preços no atacado.

A FGV informou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) subiu 2,02% em setembro, acelerando ante a alta de 0,44% no mês anterior. O índice responde por 60% do IGP-DI.

No Índice de Preços no Atacado (IPA), os preços dos produtos agropecuários passaram a registrar avanço de 3,40%, contra alta de 0,58% em agosto. Já os produtos industriais subiram 1,49% no mês passado, contra 0,38% em agosto.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) registrou alta de 0,42%, contra avanço de 0,22% em agosto. O índice mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

Segundo a FGV, a maior contribuição para o resultado do IPC-DI veio do grupo Alimentação, com avanço de 0,32% contra queda de 0,11%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) teve avanço de 0,22% em setembro, contra alta de 0,59% no mês anterior. O índice representa 10% do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.