Inadimplentes comprometem mais de sete vezes sua renda mensal com dívidas atrasadas

A falta de pagamento da fatura do cartão de crédito é a principal razão apontada por três em cada cinco pessoas

Escrito por Redação ,

O consumidor brasileiro inadimplente está comprometendo, em média, um débito total de R$ 21.676,00 junto às empresas credoras, o equivalente a 768% da renda familiar mensal de R$ 2.8822,00. Os dados são da pesquisa A Recuperação de Crédito no Brasil, encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo Portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, realizada nas 27 capitais brasileiras, incluindo Fortaleza, entre os dias 1 e 8 de fevereiro.

A falta de pagamento da fatura do cartão de crédito é a principal razão apontada por três em cada cinco inadimplentes entrevistados pela pesquisa (61%), seguido pelos atrasos de pagamento dos cartões de loja (51%), pagamento de empréstimos (31%) e de boletos bancários (37%). Os cheques sem fundo foram mencionados por 20% das pessoas e a falta de pagamento do cheque especial por 18%, seguida pelo atraso com parcelas de financiamento, mencionado por 15% dos inadimplentes.

A falta de planejamento no orçamento pessoal foi o principal motivo da inadimplência para quase metade dos entrevistados (48%). Em seguida, a perda do emprego (28%), a diminuição da renda (21%), o atraso de salário (17%) e as compras acima do que lhes permitia o orçamento (16%) aparecem entre as justificativas.

As empresas de celular são as que mais procuram os devedores para negociar a dívida. Citadas por 46% dos entrevistados, elas são seguidas pelas companhias de outros financiamentos (45%), internet (44%) e de financiamento de carros e motos (43%). Quando a iniciativa parte do consumidor, os resultados indicam que as empresas de TV a cabo estão em primeiro lugar entre as mais procuradas (54%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.