Inadimplência tem maior alta mensal em janeiro desde 2003

No comparativo entre os meses de janeiro de 2014 e 2015, houve alta de 16,7%, maior ritmo de crescimento nos últimos quatro meses

Escrito por Redação ,
A inadimplência do consumidor brasileiro teve crescimento de 4,1% em janeiro de 2015, na comparação com dezembro de 2014, aponta o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.
 
Esse é o maior percentual de alta mensal, para um mês de janeiro, desde 2003, quando o índice registrou aumento de 7,1%. Na relação interanual (comparação entre os meses de janeiro de 2014 e 2015), o indicador subiu 16,7%, o maior ritmo de crescimento dos últimos quatro meses, neste critério de comparação.
 
Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência em janeiro de 2015, tanto em relação a dezembro de 2014 quanto na comparação interanual, reflete as crescentes dificuldades que o consumidor brasileiro está encontrando para honrar seus compromissos financeiros. 
 
Aumentos sazonais de impostos e taxas, com o IPTU e o IPVA, o reajuste de de vários preços administrados, incluindo os referentes à energia elétrica, ao transporte urbano, e aoscombustíveis, além de elevações nas taxas de juros e enfraquecimento do mercado e trabalho estão entre as causas que começam a delinear um cenário menos benigno para a inadimplência do consumidor. 
 
As dívidas não bancárias foram as principais responsáveis pela alta do indicador em janeiro, com variação de 10,4%.  A inadimplência com os bancos também teve leve crescimento de 0,3%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 12,3% e 9,9%. 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.