Inadimplência de novos consumidores chega a 16,5%

A probabilidade dos “novos” consumidores se tornarem inadimplentes continua superior à dos “antigos”, de acordo com o SCPC.

Escrito por Redação ,
Levantamento realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostra que a diferença entre a inadimplência de “antigos” e “novos” consumidores é a menor já observada na série histórica, que teve início em junho de 2009.  Para esse estudo, são considerados “novos” consumidores aqueles que tiveram CPF consultado pela primeira vez nos últimos 6 meses. Os “antigos” são os demais consumidores.
 
O estudo mostrou que a inadimplência dos “novos” consumidores foi, em média, 16,5% maior que a inadimplência dos “antigos” consumidores, resultado inferior à média histórica (22,7%) e bem abaixo do pico observado em julho de 2013 (29,8%).
 
O cálculo da inadimplência é realizado a partir do acompanhamento dos CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas) consultados durante um período de 6 meses, verificando a situação desses CPFs 6 meses após a consulta.
 
A probabilidade dos “novos” consumidores se tornarem inadimplentes continua superior à dos “antigos”, apesar de a diferença ter diminuído. “A inexperiência das pessoas que estão tomando crédito pela primeira vez é a principal explicação para essa diferença, porque sabemos que esse é um processo de aprendizado”, analisa o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado.
 
A redução dessa diferença, no entanto, indica dois aspectos positivos para o mercado de crédito brasileiro. Por um lado, os novos consumidores estão chegando ao mercado mais cautelosos do ponto do vista das finanças pessoais, e por outro, os ofertantes estão conseguindo avaliar melhor esse novo consumidor de crédito, utilizando ferramentas de análise mais eficientes.
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