Inadimplência com cheques devolvidos é recorde para o mês de abril

Ceará fica em décimo quarto lugar no ranking de devolução de cheques entre os estados brasileiros

Escrito por Redação ,

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,26% em abril de 2015. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em março, o percentual de cheques devolvidos chegou a 2,32%. Em abril do ano passado, o porcentual estava em 2,13%. Este foi o pior abril de toda a série histórica, iniciada em 1991.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o recorde de inadimplência com cheques para um mês de abril pode ser explicado pela queda da renda real dos consumidores, tendo em vista o recrudescimento da inflação, e pela expansão das taxas de desemprego de maneira disseminada pelo país. Desemprego e inflação em alta afetam a capacidade de pagamento dos consumidores produzindo elevação de inadimplência em diversas modalidades, inclusive nos cheques.

Regiões

No primeiro quadrimestre de 2015, o Amapá liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos, com 23,22% das devoluções. Já São Paulo foi o estado com o menor percentual (0,93%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 6,98% de cheques devolvidos, enquanto a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual, com 1,33%. 

No Ceará, que ficou em décimo quarto lugar do ranking, a devolução de cheques em abril/15 foi de 7,43% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 6,80% registrada em março/15. Em abril/14, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Ceará havia sido de 4,36% do total de cheques compensados.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.