IGP-M acelera alta a 0,98 em novembro, diz FGV

A expectativa era de alta de 0,94 por cento do indicador em outubro

Escrito por Agência Reuters ,

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) avançou 0,98 por cento em novembro, após subir 0,28 por cento no mês anterior, pressionado pela aceleração dos preços dos produtos agropecuários, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

A expectativa era de alta de 0,94 por cento do indicador em outubro. Na segunda prévia do mês, o IGP-M havia avançado 0,72 por cento.

Segundo a FGV, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) – que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral –  acelerou a alta a 1,26 por cento neste mês, após 0,23 por cento em outubro.

Os preços dos produtos agropecuários, que compõem o IPA, avançaram 2,98 por cento, após alta de 0,90 por cento no mês anterior. Os preços que mais pesaram foram o de soja em grão – com alta de 6,05 por cento, frente à queda de 3,21 por cento – e de bovinos, que subiram 5,86 por cento, sobre 2,03 por cento.

Diante de sinais de mais pressão sobre a inflação, o Banco Central surpreendeu no final de outubro e elevou a Selic para 11,25 por cento, já dando indicando que mais elevações estão por vir na taxa básica de juros.

Segundo a FGV, o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, avançou 0,53 por cento, frente à alta de 0,46 por cento em outubro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, subiu 0,30 por cento em novembro, contra 0,20 por cento no mês anterior.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.