IGP-M acelera alta a 0,98% em março com avanço dos preços no atacado

índice já havia resgistrado avanço de 0,27 por cento em fevereiro

Escrito por Redação ,
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,98 por cento em março, ante avanço de 0,27 por cento em fevereiro, em meio à retomada da alta dos preços no atacado e da aceleração no varejo.O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters, cuja mediana apontava alta mensal de 0,91 por cento.
 
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta segunda-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, avançou 0,92 por cento, após variação negativa de 0,09 por cento no mês anterior.
 
No IPA, os produtos agropecuários passaram a subir 2,47 por cento em março, após registrarem queda de 0,06 por cento no mês anterior. Entre as maiores influências positivas, a soja em grão registrou avanço de 8,30 por cento, contra recuo de 6,39 por cento em fevereiro.
 
Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, subiu 1,42 por cento neste mês, contra alta de 1,14 por cento em fevereiro.
 
Nos preços ao consumidor, a principal contribuição para o resultado partiu do grupo Habitação, cuja alta acelerou a 2,93 por cento, ante 1,19 por cento. Nesta classe de despesa, destacou-se o item tarifa de eletricidade residencial, com alta de 16,84 por cento após 3,68 por cento em fevereiro.
 
A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve alta de 0,36 por cento, após avanço de 0,50 por cento em fevereiro.
 
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.