Ibovespa reverte ganhos e fecha em queda com piora de Petrobras e bancos

O Ibovespa encerrou em queda de 0,45%, a 48.495 pontos. Na máxima da sessão chegou a subir 1,75%, a 49.564 pontos.

Escrito por Reuters ,

O principal índice da Bovespa não sustentou o fôlego da abertura e fechou em baixa nesta quinta-feira, com a queda do petróleo minando os papéis da Petrobras, enquanto as ações do Itaú e do Bradesco fecharam no vermelho.

A bolsa paulista descolou de Wall Street, onde o S&P 500 avançava 1,6%, após o Federal Reserve prometer que será paciente na remoção dos estímulos de política monetária. 

O Ibovespa encerrou em queda de 0,45%, a 48.495 pontos. Na máxima da sessão chegou a subir 1,75%, a 49.564 pontos. O volume financeiro somou R$ 6 bilhões.

Rumores sobre CPMF

Novas informações na mídia local aventando a possibilidade do retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) foram suficientes para justificar a realização de lucros nas ações preferenciais de Itaú e Bradesco, que respondem por quase 20% da composição do índice.

Itaú recuou 0,75%, após subir 5% na véspera e avançar 2,6% no melhor momento do pregão desta quinta. Bradesco caiu 0,6%, após subir 4,9% na quarta-feira e 3% na máxima desta sessão. 

As ações da Petrobras também abandonaram o viés ascendente da primeira etapa da sessão, quando a trégua na queda do petróleo e expectativa de eventual mudança na direção da estatal sustentaram altas superiores a 7%.

As preferenciais fecharam em queda de 2,07% e as ordinárias recuaram 0,22%, com o petróleo Brent caindo 2,7% em Londres, enquanto o barril negociado nos EUA fechou em baixa de 4,18%.

Ainda entre as blue chips, Vale avançou, ajudando a limitar a piora do pregão.

O setor siderúrgico fraquejou, após fortes altas nos últimos pregões, com Usiminas e CSN encerrando entre as maiores baixas. Gerdau, que havia subido menos, foi exceção e avançou 1,89%. Analistas do Bank of America Merrill Lynch elevaram a recomendação do papel para "compra".

Demais empresas

Embraer (EMBR3.SA: Cotações) resistiu à queda do dólar e subiu 0,63%. O Congresso aprovou nesta madrugada medida provisória que cria um plano de desenvolvimento da aviação regional, considerava por analistas positiva para a fabricante de aeronaves.

O Grupo Pão de Açúcar terminou em baixa de 1%, após a rede francesa de varejo Carrefour confirmar a venda de 10% da sua subsidiária brasileira a Abilio Diniz, ex-presidente do Conselho de Adminitração do GPA.

Gol, por sua vez, foi destaque de alta, com a queda do petróleo e cobertura de posições por agentes que haviam alugado o papel para vendê-lo no mercado (short squeeze). A companhia aérea ainda teve a recomendação elevada para "compra" pelo BofA ML mais cedo.

Sabesp também avançou em meio ao anúncio de sobretaxa para os consumidores que aumentarem o consumo de água. 

Um relatório do BTG Pactual nesta quinta-feira trouxe corte da previsão para o crescimento dos lucros das empresas brasileiras em 2015, não descartando novo corte à frente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.