Greve só acaba com publicação da isenção de impostos no DOU, diz Abcam

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros informou que o movimento "não acredita mais nas promessas do governo"

Escrito por Estadão Conteúdo ,

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) informou na manhã desta quinta-feira (24) que o movimento de paralisação da categoria só terminará quando a redução de impostos dos combustíveis for publicada no Diário Oficial da União (DOU). A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da entidade que mencionou que o movimento "não acredita mais nas promessas do governo" e que, por isso, a paralisação só terminará quando a decisão "virar lei".

Mais cedo, o presidente Abcam, José da Fonseca Lopes, havia dito em entrevista à Rádio Eldorado que as manifestações poderiam ser suspensas nesta tarde, desde que o projeto que prevê zerar a PIS-Cofins sobre o óleo diesel fosse aprovado pelo Senado. Líderes do movimento terão encontro com a cúpula do governo federal às 14h no Palácio do Planalto. 

Na noite desta quarta-feira, 23, a Petrobras anunciou de redução do preço do diesel em 10% e a manutenção desses preços por 15 dias.

LEIA AINDA:

> Alimentos até 100% mais caros no Ceará
> Supermercados temem escassez
> Comércio tem atraso em produtos
> Gasolina dispara e vai  a R$ 5 no Interior do CE 
> Preço do diesel é congelado por 15 dias para negociações
> Ceará e outros 21 estados do Brasil vivem três dias de caos 
> Setor de laticínios sofre 'isolamento'
> Motoristas de reboque realizam ato em Fortaleza
> Correios suspendem o Sedex
> Ceará: abastecimento de combustível ameaçado 
> Pecém deixa de girar 26 mil t; aeroportos são afetados
> Postos não aderem a dia sem tributos

Este é o quarto dia seguido em que a categoria bloqueia estradas em praticamente todos os estados do País, inclusive do Ceará, protestando e solicitando a redução dos tributos e também a revisão da política de reajustes de preços da Petrobras. As tentativas de acordo entre a categoria e o governo, que já acenou com a retirada das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o diesel, a redução do PIS/Cofins e a fixação de alíquota máxima de ICMS, ainda não tiveram resultado.

Enquanto isso, crescem os efeitos da crise, que vão do  risco de desabastecimento de combustíveis, onde o preço da gasolina quebrou a barreira dos R$ 5 no Ceará, à mesa da população, na qual os alimentos podem faltar ou encarecer, afetando diversas cadeias produtivas da economia.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.