Greve dos bancários no Ceará chega ao fim, exceto para o Banco do Nordeste

Escrito por Felipe Lima ,

A greve dos bancários chegou ao fim na noite desta segunda-feira (17) após 21 dias. No Ceará, apenas os bancários do Banco do Nordeste continuarão de braços cruzados. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), Carlos Eduardo Bezerra, o Governo Federal tratou de ?forma diferente? os profissionais daquele banco.

No Ceará

Segundo o presidente do SEEB/CE, a assembleia no Estado foi tranquila e os bancários cearenses acatam todas as propostas. ?A assembleia foi um momento de comemorar as conquistas. Tudo aconteceu tranquilamente e foi bem participativa. Os bancários puderam falar. Conseguimos discutir tudo que era possível?, diz.

Uma das propostas que mais agradou os bancários cearenses foi a proibição do rankeamento do trabalho no cumprimento de metas. ?Essa era uma questão que mais discutimos. Com fim dela, acaba o assédio moral nas instituições?, pontua Carlos Bezerra.

Apesar do acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários do Banco do Nordeste continuarão paralisados. Segundo o presidente do SEEB/CE as questões que dizem respeito ao plano de cargos e promoção de carreira não avançaram. "O Governo tratou de forma diferente o Banco do Nordeste. Faltou respeito. Nós do Sindicato orientamos a continuação da greve. Agora é esperar novas negociações ainda sem previsão?, conclui.

Negociação

A proposta da Fenaban prevê reajuste de 9% sobre os salários e de 12% sobre o piso da categoria, válido a partir de 1º de setembro. O valor do piso sobe de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os bancários também vão receber 2,2 salários por ano, a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Pelo acordo, a categoria obteve aumento real de 1,5%. O piso da categoria teve um crescimento real de 4,3%. Os bancários irão repor os dias parados até 15 de dezembro, sem a necessidade de desconto dos dias de greve.
 
A proposta dos bancos também contempla a reivindicação do sindicato de que os bancários não façam mais o transporte de valores, como dinheiro em espécie. Foi acordado ainda a proibição da divulgação pelos bancos de ranking sobre o desempenho individual de bancários, medida que, segundo o sindicato, provoca constrangimentos no local de trabalho.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.