Grécia diz que bancos vão reabrir após acordo com credores

Niko Pappas afirmou a jornalistas que o sistema bancário voltará ao normal quando houver "um resultado claro" nas negociações

Escrito por Reuters ,

Os bancos gregos vão reabrir assim que o país chegar a um acordo com credores internacionais, que pode ser concretizado imediatamente após o referendo deste domingo (5), disse o ministro de Estado da Grécia, Nikos Pappas, nesta quinta-feira (2).

> Mercados acionários da Europa operam em baixa diante da crise grega

> Crise grega deve levar o Brasil a adiar a emissão de títulos

Pappas, um dos principais conselheiros do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, afirmou a jornalistas que o sistema bancário voltará ao normal "no minuto que tivermos um resultado claro". Pappas afirmou, ainda, que "os bancos vão reabrir assim que tivermos um acordo", acrescentando que o governo nunca consideraria um corte nos depósitos.

Bancos gregos foram fechados para evitar fuga de capital

Após o anúncio do Banco Central Europeu (BCE) de que não ampliaria seu fundo emergencial à Grécia, o governo grego decidiu fechar seus bancos e limitar os saques nos caixas automáticos a 60 euros diários. A decisão foi divulgada no último domingo (28), durante discurso televisionado do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e visa proteger o sistema financeiro grego devido à falta de liquidez naquele país. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.