Governo vê chuvas de março como insuficientes e aponta situação "crítica"

Relatório apresentado nesta quarta-feira (1) aponta necessidade de controle na vazão dos reservatórios do Sudeste, incluindo o sistema Cantareira, que abastece São Paulo

Escrito por Reuters ,

Com o fim da temporada de chuvas, o governo federal apresentou nesta quarta-feira um quadro crítico da disponibilidade de água para os Estados do Sudeste, reforçando a necessidade de controle da redução das vazões nos reservatórios da região, incluindo o sistema da Cantareira, que abastece São Paulo.

"Mesmo tendo sinais de mais água nos reservatórios, os quadros todos continuam críticos", disse o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Abreu, a jornalistas em entrevista no Palácio do Planalto em Brasília.

Especificamente sobre o sistema Cantareira, que abastece a capital de São Paulo, a avaliação foi a de que houve recuperação em fevereiro e março, com chuvas abundantes, mas que ainda assim, as vazões estão entre 60 por e 65 por cento das vazões médias.

"O que choveu não foi suficiente para recuperar o Cantareira", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informando que a retirada de água o reservatório está sendo de apenas um terço do que usualmente era extraído.

Abril não deve decepcionar

Ao contrário das chuvas abundantes em março, o mês de abril não deverá despontar como um período super chuvoso, segundo as previsões do diretor do Centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre.

"No sudeste chove cerca de 70 a 80 milímetros em média, que é metade da chuva de março... se espera algo dentro disso", disse.

Com esse quadro, Izabella informou que o governo federal continua negociando com o Estado de São Paulo a retirada de água do sistema Cantareira no restante do ano.

Em termos gerais, para os demais reservatórios do Sudeste, com ênfase nos de Minas Gerais, a avaliação foi a de que o sistema de monitoramento e controle de retiradas permanecerá por prazo indeterminado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.