Governo estuda usar encargo para remunerar energia gerada por shoppings e indústrias

Medida faz parte do conjunto de ações que deve ser apresentado entre esta quarta (10) e quinta-feira (11)

Escrito por Reuters ,
O Encargo de Serviço de Sistemas (ESS), um dos encargos do setor elétrico pago via tarifa, pode ser usado para que o governo remunere shoppings e indústrias que aceitarem antecipar sua geração própria de energia para o início da tarde, disseram à Reuters duas fontes do governo a par do assunto.
 
A medida faz parte do conjunto de ações que deve ser apresentado entre esta quarta (10) e quinta-feira (11) à presidente Dilma Rousseff  para aumentar a oferta de geração de energia no país, reduzir os picos de consumo e fazer frente às restrições causadas pelo baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.
 
Hoje, esses estabelecimentos que possuem geração própria costumam ligar seus equipamentos entre as 18h e as 21h, no chamado “horário de pico” do consumo. Mas o governo já identificou que, até por uma mudança de costumes, o horário de pico se deslocou para mais cedo, a partir das 14h, quando aumenta o uso de aparelhos como ar-condicionado.
 
Na semana passada, fontes do governo já haviam dito que estava em estudo deslocar, para mais cedo, a tarifa mais cara que hoje é cobrada pela energia da rede no horário de pico tradicional.
 
Além desse incentivo, pelo preço, para que os geradores próprios sejam acionados mais cedo, outra ideia proposta seria o governo comprar, usando recursos do ESS, a energia gerada mais cedo por essas grandes consumidores.
 
O ESS é um encargo usado para pagar a energia de termelétricas cujo custo é superior ao teto do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). A conta é paga via tarifa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está, atualmente, realizando uma audiência pública para ampliar o rateio dessa conta a todos os consumidores do sistema interligado.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.