Governo eleva os juros de longo prazo para 5,5% ao ano

É a primeira vez em dois anos que a equipe econômica aumenta a TJLP, que está em 5% ao ano desde janeiro de 2013

Escrito por Reuters ,

O Conselho Monetário Nacional (CMN) elevou para 5,5% ao ano a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) que vigorará no primeiro trimestre de 2015, informou na última sexta-feira (19) o Ministério da Fazenda.

O governo também acrescentou 50 bilhões de reais para o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) em 2015 e ajustou taxas de juros para novos empréstimos do PSI.

A TJLP é usada para corrigir empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e estava fixada em 5% desde o primeiro trimestre de 2013.

A taxa usada em financiamentos é subsidiada pelo Tesouro e, sua elevação agora, caminha ao encontro do rumo que e a nova equipe econômica -encabeçada pelos ministros indicados Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), além do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini- quer imprimir daqui para frente, com maior rigor fiscal.

O Tesouro Nacional já injetou 456,520 bilhões de reais ao BNDES na posição de outubro, voltando a transferir mais 30 bilhões de reais no início de dezembro. 

Com estoque tão elevado pressionando a expansão da dívida brasileira, Levy disse não quer mais fazer injeções de capital em bancos públicos.

O economista-chefe do Banco Safra e ex-secretário do Tesouro, Carlos Kawal, elogiou a mudança. "É uma sinalização positiva ao ajuste fiscal", disse, acrescentando que a alteração "melhora a dinâmica da dívida bruta e diminui os subsídios do Tesouro."

A elevação da TJLP ocorre também em um contexto de aperto da política monetária para o combate à inflação, passando a mostrar movimento em linha com a da taxa Selic.

Em outubro o BC elevou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, com a Selic indo a 11,25% ao ano. Em novembro, a autoridade monetária aumentou a dose, elevando a taxa em 0,5 ponto percentual a 11,75%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.