Governo do CE investe R$ 6,5 mi para garantir água ao Complexo do Pecém

Foram inauguradas hoje bateria de poços, adutoras e estações de bombeamento. Sistema também reforçará garantia hídrica a São Gonçalo do Amarante e distritos

Escrito por Redação ,

Com um investimento da ordem de R$ 6,5 milhões, o governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (25) uma bateria de poços, adutoras e estações de bombeamento que possibilitarão o aproveitamento do Aquífero Dunas, em São Gonçalo do Amarante. A intervenção adiciona cerca de 200 litros de água por segundo ao sistema de abastecimento metropolitano. 

Dessa forma, a intervenção gera uma "água nova", que não era aproveitada e, com isso, o sistema metropolitano passa a mandar menos água para a região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), aumentando a garantia hídrica também na RMF. Além do CIPP, a água do novo sistema reforçará a garantia hídrica de São Gonçalo do Amarante e distritos.

A obra de Aproveitamento do Aquífero do Pecém foi possível graças a estudos que já haviam sido desenvolvidos pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), avaliando o potencial hídrico da região. Os estudos apontavam para considerável reserva de água no subsolo, com possibilidade de recargas diretas e anuais.

A água produzida nos 38 poços é reunida em duas Estações de Bombeamento (EB). Dessas EBs, são aduzidas ao Reservatório Apoiado do Pecém (RAP), de onde seguem para alimentar os consumidores finais.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.