Governo apresenta equipamentos para concessão a empresários

Cerca de 130 convidados são esperados para o primeiro roadshow (rodada de negócios), entre empresários, políticos, secretários de governo e executivos.

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Empresários e representantes do governo fazem parte do público se reuniu na manhã desta quinta-feira (25), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), para ouvir do governador do Estado, Camilo Santana, o formato do programa de concessões do governo estadual. Cerca de 130 convidados estiveram no primeiro roadshow (rodada de negócios), entre empresários, políticos, secretários de governo e executivos.

> CE quer, no mínimo, R$ 7 bi com concessões

Foi apresentado um pequeno vídeo sobre equipamentos do Estado. Em seguida, o governador comentou as linhas gerais do estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company que avaliou 100 ativos estaduais. Entretanto, o governador destacou 10 na sua fala, na Fiec.

Conforme o estudo, entre os equipamentos estaduais, apenas o Acquario Ceará e o Centro de Formação Olímpica são considerados possivelmente não viáveis economicamente. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) é possivelmente atrativo, caso o Estado realize os investimentos.

A Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) só é viável se houver otimização de custos e revisão das tarifas. Os demais ativos (Porto do Pecém, Cinturão Digital, Centro de Eventos, CE-040, placas solares e terrenos) são considerados viáveis. Os modelos de negócio sugeridos para o Porto do Pecém, por exemplo, são a privatização ou a autorização de uso, a fim de transformar o terminal no principal ponto para o escoamento de cargas do Nordeste.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.