Fortaleza tem o maior número de empresas que controlam filiais em outras cidades

No total, 48,4% das firmas estão sediadas na região Sudeste

Escrito por Redação Web ,

Fortaleza aparece com destaque em uma nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mapeia o país do ponto de vista da centralização municipal das ligações entre sedes e filiais de empresas e entre instituições públicas de abrangência nacional.

Na capital cearense, o número de empresas que controlam filiais em outras cidades é o maior do Nordeste. São 1.088 controladoras de filiais externas ao município. Em Recife, o número registrado foi 1.046 e, em Salvador, 962.

No total, 48,4% das firmas estão sediadas na região Sudeste. Os níveis de centralidade apontam forte concentração no Centro-Sul e nas capitais litorâneas nordestinas de Salvador, Recife e Fortaleza. São Paulo, no primeiro nível da classificação, comanda, através de 9.371 empresas, muitas filiais externas e atrai para o seu território outros 6.894 estabelecimentos.

Rio de Janeiro e Brasília constituem o segundo nível hierárquico. Apesar da superioridade quantitativa do Rio de Janeiro em intensidade (27.427) e no número de empresas envolvidas no processo de gestão (3.179), Brasília ganha evidência quanto às unidades locais controladas em todo o Brasil: 18.014 empresas. Isso se explica pelo forte alcance das agências de estatais como bancos públicos e correios. 

No terceiro nível estão as capitais Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, além de Campinas e Osasco.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.