Fortaleza se torna cidade irmã de Lisboa

Entre as promoções previstas, intercâmbio cultural, artístico e comercial e, ainda, integração turística

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

As cidades de Fortaleza e Lisboa, capital de Portugal, passaram a ser cidades irmãs após a Prefeitura de Fortaleza sancionar uma lei. O acordo de irmandade tem como objetivo facilitar as relações culturais, econômicas, turísticas, políticas e comerciais entre as capitais.

O trato prevê, ainda, o incentivo à integração das pessoas de ambas as cidades, como forma de fortalecer o turismo entre elas e até a possibilidade de firmar parcerias com a iniciativa privada. O resultado desse acordo deve gerar benefícios mútuos nas áreas de geração de empregos, desenvolvimento econômico, educação, transporte, saúde e sustentabilidade. Lisboa recebe por ano, quatro milhões de visitantes estrangeiros. O turismo se transformou na principal atividade econômica da cidade.

Segundo o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, o trato será uma forma a mais de divulgar o destino e incrementar o turismo. “A gestão vem estreitando relações com vários países. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo tem realizado ações de divulgação e promoção de Fortaleza em viagens, feiras e congressos. Com a irmandade teremos menos burocracia, o que viabilizará o fluxo de turistas entre as cidades. O fato de Fortaleza ser a capital brasileira geograficamente mais próxima da Europa contribui decisivamente também para buscarmos mais interação e comércio entre elas.”

Outras cidades

Fortaleza já possui intercâmbio cultural, econômico e institucional com outras cidades. Entre eles, Miami Beach e Racine, nos Estados Unidos; Natal, no Rio Grande do Norte; Praia, Cabo Verde; Sal, Cabo Verde; S. Felipe, Cabo Verde; Montese, na Itália e Ferreira do Alentejo, em Portugal.

 

 

O programa Cidades Irmãs iniciou em 1956 para promover a paz, a amizade e a compreensão entre dois povos. Através da diplomacia cidadã, o programa tem como objetivo fortalecer o intercâmbio de amizade e cooperação de forma a contribuir para a prosperidade das duas cidades.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.