Fortaleza apresenta segunda menor inflação do Brasil

Enquanto a média nacional foi de 0,69%, o índice na capital cearense foi de 0,19%

Escrito por Redação Web / Agência Brasil ,

A inflação oficial em Fortaleza, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou abaixo da média nacional em fevereiro. No Brasil, os preços tiveram alta de 0,69%, enquanto a capital cearense apresentou um acréscimo de 0,19%. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A taxa do País é superior à observada em janeiro (0,55%), enquanto a da capital cearense apresentou queda, saindo de 0,45% para 0,19%. O índice acumula taxas de 1,24% este ano e de 5,68% em 12 meses.

Com o declínio, Fortaleza aparece como a segunda capital do País com menor taxa de inflação para o mês de fevereiro, ficando atrás apenas de Brasília. A cidade candanga foi a única entre as analisadas a apresentar deflação (-0,12%).

Segundo a pesquisa, a alta de fevereiro foi puxada principalmente pelos gastos com educação, que tiveram inflação de 5,97% no mês. O motivo é que, em fevereiro, tradicionalmente são incorporados os reajustes nos preços das mensalidades de cursos e escolas. A capital cearense não apresentou aumento nesse quesito em virtude da diferença da data de reajuste, que geralmente acontece em março.

Em geral, o custo da educação infantil subiu 11,36%, enquanto o do ensino fundamental aumentou 10,01%. As mensalidades do ensino médio subiram 9,9%. Apesar das altas, o reajuste médio dos cursos regulares neste ano (4,86%) foi menor do que o observado em fevereiro do ano passado (7,57%).

Os alimentos registraram uma inflação de 0,56% em fevereiro. Apesar de ser menor do que a observada em janeiro (0,84%), a taxa do grupo alimentação teve o segundo maior impacto no IPCA de fevereiro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.