Febraban esclarece como será o atendimento dos bancos no final de ano

No dia 24, véspera de Natal, os bancos estabelecerão horários especiais, mas respeitando um atendimento mínimo de duas horas ao público

Escrito por Redação ,

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) divulgou uma nota na última quarta-feira (17) esclarecendo como será o atendimento e funcionamento das instituições financeiras no período de Natal e ano-novo. Os bancos não abrirão ao público nos dias 25/12 (Natal), 31/12 (último dia do ano) e 01/01 (Dia Mundial da Paz). Dia 30 de dezembro será o último dia do ano para quem optar realizar transações financeiras nas agências bancárias.

No dia 24, véspera de Natal, os bancos estabelecerão horários especiais, mas respeitando um atendimento mínimo de duas horas ao público, estabelecido pela resolução nº 2.932

No Nordeste, onde não é adotado o horário de verão, as agências funcionarão das 8h às 10h (9h às 11h na hora de Brasília). Nos Estados com horário igual ao de Brasília, o atendimento ao público será realizado das 9h às 11h. Em algumas agências localizadas no Norte do país, onde a diferença é de duas horas, o funcinamento será de 8h às 10h (10h às 12h na hora do Distrito Federal). E, finalmente, para os Estados com diferença de três horas, os bancos funcionarão das 7h às 9h (10h às 12h na hora de Brasília). 

Ano-novo

No dia 30 de dezembro as agências abrirão normalmente e realizarão todas as operações bancárias que estão disponíveis ao público. Porém, no dia 31, último dia do ano, os bancos fecharão para realizar operações internas e fazer o fechamento de balanços, não havendo atendimento ao público.

Pagamentos

A FEBRABAN destaca que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados poderão ser pagos no dias úteis seguintes (26/12 e 02/01) sem a incidência de multa. Normalmente, os tributos já estão com a data ajustada para o calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). 

A Federação também ressalta que a população poderá utilizar canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

 
   
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