Expansão da aviação cearense traz novas discussões sobre a captação e recepção de turistas

Com as novas frequências internacionais iniciadas e quem ainda serão inauguradas este ano, o Ceará deve receber até 70 mil visitantes estrangeiros a mais por ano

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Com novos voos vindos de Paris e Amsterdam desde o início de maio e às vésperas de receber novas frequências diretas de Frankfurt (Alemanha), Cidade do Panamá, Buenos Aires, Rosário e Córdoba (Argentina) e Miami e Orlando (EUA), Fortaleza é hoje um importante portão de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste. O estado recebe atualmente cerca de 300 mil turistas estrangeiros por ano, número que deverá ter aumento entre 60 e 70 mil visitantes internacionais por ano. 

“Com o aumento previsto na quantidade de visitantes – nacionais e estrangeiros – a expectativa é que haja um incremento no campo de capacitação e oportunidades de negócio para os cearenses. Na hora que a gente mostra que tem mercado, ligação com o exterior e competitividade, as grandes empresas mundiais vêm pra cá. Precisamos aproveitar esse momento da melhor forma”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Embora seja encarada com otimismo pelos setores público e privado, a nova realidade traz grandes desafios. Questões como a maneira de lidar com este cenário, de mais turistas estrangeiros visitando o estado, com profissionalismo e qualidade, a melhora da hospitalidade, a geração de mais e melhores empregos a partir da evolução do turismo, o trabalho em conjunto para que o novo turista permaneça mais tempo e conheça mais destinos no Nordeste são pontos a serem discutidos.

A rápida mudança no perfil de compra do turista que - a partir de canais digitais cada vez mais eficientes – pode decidir sua viagem em apenas alguns cliques também é um fator que reitera a necessidade da discussão.

Diante desta realidade, a Secretaria do Turismo do Ceará realizará, no dia 28 de junho, o seminário “Novos turistas, Novos desafios” no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento é voltado para empresários, gestores e técnicos do setor público e não-governamental, profissionais da área de educação e capacitação em turismo e estudantes do setor – sobretudo os que atuam no Nordeste.

O seminário contará com debatedores nacionais e internacionais, que atuam no mercado de países emissores de turistas para o Nordeste brasileiro e especialistas em mundo digital e vendas. Entre as presenças confirmadas estão Lisha Duarte, diretora de Marketing de Vendas do SeaWorld Parks & Entertainment, Bernardo Cardoso, do European Tourism Commision, a especialista em mundo digital Martha Gabriel e Joni Galvão, referência na técnica de contar histórias (storytelling), entre outros. A moderação será feita pelo ator, piloto e viajante Max Fercondini.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.