EPE corta projeção e agora vê queda de 0,5% no consumo de energia no Brasil

Previsão para o crescimento do consumo de energia elétrica residencial foi cortada de 5,2 para 2,5%

Escrito por Agência Reuters ,

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) agora vê queda de 0,5% consumo de energia elétrica pelo Brasil este ano, conforme revisão da estimativa anterior que apontava crescimento de 3,2%, confirmando expectativas de agentes do setor que vinham citando baixa atividade econômica como um dos fatores que motivariam a revisão.

Segundo a EPE, a nova estimativa incorpora redução na perspectiva de crescimento da economia brasileira, aumento de taxa de juros e contração de crédito, reprogramações de investimentos pela Petrobras e aumento nos preços da energia elétrica.

Com isso, a previsão para o crescimento do consumo de energia elétrica residencial foi cortada de 5,2 para 2,5%. Para o consumo industrial, a revisão foi de queda de 0,6% este ano para recuo de 4,4%, enquanto a classe comercial teve a previsão diminuída de aumento de 6,1 para alta de 2,7%.

Há cerca de duas semanas, o diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, já havia informado que a previsão de carga de energia movimentada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) poderia sofrer uma revisão para alta de apenas 0,2% este ano ante estimativa anterior de crescimento de 3,2%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.