Empresômetro da Micro e Pequena Empresa é lançado

O sistema mostra que cerca de 4 mil novas micro e pequenas empresas são criadas por dia em 2014

Escrito por Portal Brasil ,

O Empresômetro MPE foi lançado, na última terça-feira (18), em Brasília, durante a 24ª Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Com o software, as estatísticas relativas à abertura e ao fechamento das micro e pequenas empresas e do Simples Nacional, serão exibidas em tempo real, discriminadas por cidade, estado e atividade econômica.

A ferramenta, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), também pode ser acessada na página do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte na internet.

Segundo o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, o Empresômetro vai garantir mais transparência nos dados referentes às MPEs e produzir informações mais sólidas para a formulação de novas políticas públicas para o setor. “Vamos aferir o que acontece no empreendedorismo das MPEs, setor por setor", disse.

Dados do Empresômetro

Com mais de 13 milhões de empreendimentos cadastrados, o sistema mostra que cerca de 4 mil novas micro e pequenas empresas são criadas por dia em 2014.

São Paulo é responsável por mais de um quarto delas, com média diária de 1.108 inaugurações. Na sequência, aparecem Minas Gerais (411) e Rio de Janeiro (348).

O segmento de vestuário e acessórios lidera o ranking de segmento com mais micro e pequenas empresas em atividade, seguido pelo varejo de alimentos e por lanchonetes e similares. 

Micro e pequenas empresas

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que tem como objetivo encaminhar à Secretaria da Micro e Pequena Empresa propostas que garantam o tratamento favorecido e diferenciado às MPES,  foi regulamentado na última terça-feira (18), por meio da publicação do Decreto Nº 8364 no Diário Oficial da União.

Com a publicação, farão parte do Fórum instituições e órgãos governamentais federais, entidades privadas (MPEs) nacionais e os fóruns estaduais.

O novo regimento será submetido à consulta realizada junto aos órgãos e entidades participantes do Fórum e o texto final deverá ser aprovado em breve.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.