Eletrobras aprova edital para venda de 71 participações societárias

O leilão está agendado para 27 de setembro na B3, bolsa de valores

Escrito por Agência Brasil ,

A Eletrobras informou hoje (21), em comunicado ao mercado, que aprovou o edital para a venda da participação em 71 Sociedades de Propósito Específico (SPEs) nas quais a estatal é sócia. 

Na semana passada, a diretoria determinou em R$ 3,1 bilhões o valor mínimo a ser cobrado pelos ativos. Serão oferecidos 18 lotes, que incluem ativos de geração eólica e linhas de transmissão.

De acordo com a Eletrobras, a alienação dos bens visa permitir uma redução da alavancagem financeira da empresa e suas controladas, "diminuindo seus indicadores de dívida líquida/EBITDA à patamares usualmente praticados pelo mercado."

Segundo a estatal, os preços estão referenciados à data-base de 31 de dezembro de 2017 e incluem os custos de transação.

O preço mínimo mais elevado é o da Santa Vitória do Palmar Holding, lote A, no valor de R$ 635,6 milhões. A Eletrobras tem 78% desse empreendimento, dedicado à geração eólica.

A SPE é uma sociedade empresarial, com as mesmas características do consórcio, que é formada para a execução de um determinado empreendimento, podendo inclusive ter seu prazo de existência determinado. Normalmente é utilizada para isolar o risco financeiro de uma atividade.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.