Dólar sobe mais de 1% contra real após BC reduzir rolagem

Na cena externa, investidores monitoraram os desdobramentos da crise envolvendo a dívida da Grécia

Escrito por Reuters ,

O dólar fechou em alta de mais de 1% ante o real nesta sexta-feira, reagindo à sinalização de que o Banco Central quer reduzir a intervenção no câmbio e com investidores comprando divisas para se protegerem antes do referendo da Grécia no fim de semana.

A moeda norte-americana avançou 1,40%, a R$ 3,1393 na venda, em um movimento ampliado pela liquidez baixa decorrente do feriado do Dia da Independência, nos Estados Unidos, que manteve os mercados locais fechados. Na semana, o dólar acumulou alta de 0,35%.
 
O BC reduziu nesta sessão a oferta de swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, no leilão de rolagem dos contratos que vencem em agosto. Pela, a autoridade monetária vendeu a oferta total de até 6 mil contratos, menos do que os 7,1 mil que vendeu em cada um dos dois pregões do mês.
 
Com isso, o BC rolou o equivalente a 988 milhões de dólares ao todo, ou 9% do lote de agosto, que corresponde a 10,675 bilhões de dólares. Mantendo a oferta de até 6 mil contratos por dia até o penúltimo dia útil do mês, como faz de praxe, o BC rolará o equivalente a 6,396 bilhões de dólares ao todo, ou cerca de 60% do lote total. Se continuasse com as ofertas anteriores, a rolagem seria de 70%, como a do mês anterior.
 
Na cena externa, investidores monitoraram os desdobramentos da crise envolvendo a dívida da Grécia. No fim de semana, a população grega votará em referendo sobre o acordo de resgate oferecido pelos credores internacionais a Atenas, pleito que pode definir o futuro do país na zona do euro.  
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.