Dólar reduz alta, mas ainda sobe mais de 1% ante o real

O fortalecimento da moeda norte-americana vinha mesmo após o Banco Central reforçar sua intervenção no câmbio após o fechamento dos negócios na sexta-feira.

Escrito por Agência Reuters ,
O dólar reduzia a alta para pouco mais de 1 por cento sobre o real nesta segunda-feira, em meio à briga pela formação da Ptax de agosto, após renovar mais cedo as máximas desde o fim de 2002 diante de preocupações com as contas públicas brasileiras e com a desaceleração da economia da China.
 
O fortalecimento da moeda norte-americana vinha mesmo após o Banco Central reforçar sua intervenção no câmbio após o fechamento dos negócios na sexta-feira.
 
Às 12:42, o dólar avançava 1,24 por cento, a 3,6298 reais na venda. Na máxima da sessão, o dólar subiu 2,77 por cento, a 3,6845 reais, maior nível intradia desde 16 de dezembro de 2002, quando foi a 3,7000 reais.
 
Operadores disputavam para deslocar as cotações de forma a garantir uma Ptax, taxa calculada pelo BC que serve de referência para diversos contratos cambiais, favorável a suas operações. Mesmo assim, o clima de preocupações garantiu que a moeda dos EUA operasse em alta expressiva sobre o real desde o início dos negócios.
 
"Não há nada de animador, nada de boas notícias", disse o superintendente de câmbio da corretora Tov, Reginaldo Siaca. "Desde que me entendo por gente, este está sendo um dos piores momentos para o mercado financeiro".
 
A imprensa noticiou que a proposta de Orçamento de 2016 que será enviada pelo governo ao Congresso nesta segunda-feira trará projeção de déficit primário para o ano que vem. Investidores entenderam que essa decisão deixaria o Brasil mais próximo de perder seu grau de investimento, o que provocaria intensa fuga de capitais dos mercados locais.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.