Dirigentes da Standard & Poor's visitam autoridades econômicas brasileiras

No último dia 21, a agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota da Petrobras da Baa3 para Ba2

Escrito por Agência Brasil ,

Depois do rebaixamento da nota da Petrobras pela agência internacional de classificação de risco Moody´s, as atenções se voltam nesta quarta-feira (4) para a visita que dirigentes da Standard & Poor´s fazem a autoridades da área econômica em Brasília.

Nesta quarta-feira, pela manhã, no Ministério da Fazenda, os representantes da agência de classificação de risco se reúnem com os secretários de Assuntos Internacionais, Luis Antonio Balduino Carneiro e de Política Econômica, Afonso Arinos Mello de Franco Neto. À tarde, o encontro é com os secretários do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa Saintive e o da Receita Federal, Jorge Rachid.

No último dia 21, a agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota da Petrobras da Baa3 para Ba2. Com isso, a estatal perdeu o grau de investimento e passou para o grau especulativo. O rebaixamento sinaliza que -  investir na petrolífera brasileira - passou a ser uma operação mais arriscada. A Standard & Poor´s está entre as três maiores agências internacional de classificação de risco. As outras duas são a Fitch e a Moody´s.

O rating (classificação) é a nota dada por essas instituições especializadas em análise de crédito, chamadas agências classificadoras de risco. Essas agências avaliam a capacidade e a disposição do emissor de um título em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de sua dívida. O rating é um indicador relevante para os investidores, uma vez que fornece sinalização a respeito do risco de crédito da dívida de uma empresa ou país analisado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.