Dicas para empreendedores de primeira viagem

Para especialista, estudar os mercados que têm se destacado e fazer uma imersão na rede que se quer investir, caso seja uma franquia, são dois passos importantes

Escrito por Redação ,

Muitas dúvidas podem aparecer para quem pensa em empreender, mas não tem experiência. Para essas pessoas, estudar os mercados que têm se destacado e fazer uma imersão na rede que se quer investir, caso seja uma franquia, são dois passos importantes. Quem defende esse ponto de vista é Claudia Coifman é gerente de gestão de lojas e expansão do grupo Acerte Franchising. 

E investir sem muito experiência é mais comum do que se imagina. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase metade dos empreendedores do setor de serviço, por exemplo, iniciaram suas empresas sem qualquer experiência anterior no ramo. Número pode ser ainda maior quando se considera o setor de franquias, garante Claudia, que acompanha o mercado "há quase dez anos".

> Aumenta confiança de pequenos e médios empresários do Ceará com a economia no 1º trimestre

A gerente do Acerte Franchising ainda comentou que 90% dos empresários que investem em lojas da marca Quality Lavanderia, administrada pelo grupo, não atuaram no segmento de lavanderias antes. De acordo com Coifman, muito mais importante do que a experiência prévia são as variáveis fundamentais que devem ser levadas em consideração pelo potencial investidor. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor setor de limpeza e conservação, onde enquadram-se as lavanderias, é um dos mais cresce no Páis. O segmento, segundo a ABF, apresentou uma variação de quase 11% no número de novas unidades nos nove primeiros meses de 2017, ante o mesmo período em 2016.  

"Por que há tanto investidor à procura de negócios neste setor? Um dos motivos é o contexto de mudança de comportamento da sociedade. Com a tendência de diminuição das áreas de serviço dos apartamentos novos, somada à vontade de privilegiar os momentos de lazer, muitas famílias têm optado por terceirizar a limpeza e higienização de suas roupas para lavanderias profissionais. Esse movimento tem ajudado a impulsionar o setor", disse Coifman.

Outro ponto importante, pelo menos ao se investir em uma franquia, é conhecer a marca em que se está investindo, para pode assimilar a experiência e a capacidade do franqueador em transferir não apenas o conhecimento, mas também o suporte e a estrutura suficiente para que o negócio prospere.

"Uma marca conhecida pode até representar uma 'garantia' de imediato, mas é insustentável no longo prazo se não estiver atrelada aos requisitos da marca. O franqueado precisa estar conectado com a franqueadora e trabalhar para que o negócio cresça. A força da marca sempre irá contribuir a favor disso", ponderou Coifman.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.