Dia do hambúrguer: qual o seu favorito?

Pesquisa indica que versões tradicionais ainda são as mais pedidas

Escrito por Redação ,

Quem resiste a um suculento hambúrguer? Com alface, queijo e tomate; com ketchup e maionese; ou ainda, vegano, com cebola e picles. Seja como for, é difícil resistir ao saboroso alimento. No próximo domingo (28), será comemorado o Dia Internacional do Hambúrguer e nós queremos saber: qual é o seu favorito?

A plataforma de delivery PedidosJá realizou pesquisa no Brasil e apontou qual o burguer favorito no País. Dentre quatro mil entrevistados, 52% indicaram que preferem os hamburgueres tradicionais como X-Burger, X-salada, X-egg e X-bacon. Em relação à carne, ao ponto é solicitada pela maioria dos consumidores, com 73% de preferência. Já 17% costumam pedir a carne bem passada e 10% optam normalmente pela mal passada. 

A pesquisa aponta ainda que, atualmente, 15% das hamburguerias brasileiras já possuem ao menos um lanche vegano ou vegetariano em seu cardápio. 

 

Hambúrguer: nascido na Ásia, popularizado na América

Reza a lenda que o modo de prepado da carne de hambúrguer nasceu no século XII, na Mongólia, quando cavaleiros amaciavam a carne colocando ela embaixo das celas dos cavalos. Após anos de variações, marinheiros alemães teriam descoberto o modo de manusear a carne na região dos Bálcãs e oeste da Turquia. Levando para casa, aperfeiçoaram, chegando próximo da maneira como a carne é preparada hoje. 

Ainda no século XIX, navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo levaram a receita aos Estados Unidos. Chegando em nova terra, recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). Os estadunidenses, entao, tiveram uma ideia simples que mudaria tudo: acrescentaram o pão (e outras coisinhas mais). Nascia ali um verdadeiro ícone da culinária.

No Brasil, até onde se sabe, o ex-tenista Robert Falkenburg abriu no Rio de Janeiro, em 1952, a lanchonete Bob's, a primeira do País ao estilo das estadunidenses. Lá teria sido comercializado oficialmente o primeiro hambúrguer tupiniquim.

Sem crise no setor

Conforme o último estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que apurou as 50 maiores redes de franquias de hamburgueres Brasil, o setor de alimentação representa 36% deste mercado. Ele apresenta também maior desempenho que a média de crescimento das franquias, apontado como 8% em 2016. 

“Conseguimos uma saúde financeira de toda a rede mesmo com o cenário econômico em geral acenando o contrário. Mas temos um trabalho interno muito alinhado e preciso com os franqueados, uma preocupação com o atendimento ao cliente, qualidade dos produtos e com o nosso conceito de comfort food”, afirmou o sócio-fundador e diretor administrativo da Wayne’s Burguer Star, Jozimar Júnior. A rede, lançada em 2013, alcança um aumento de 1000% em número de lojas ao ano e tem como perspectiva dobrar em 2017 e deve faturar R$ 20 milhões com todas as unidades.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.