Dez empresas concentram metade das denúncias de consumidores

Dos serviços que mais geram insatisfação entre os clientes, bancos, empresas de telecomunicações, concessionárias de energia elétrica e água e companhias de seguro lideram o número de denúncias

Escrito por Redação ,

Em pesquisa divulgada na última sexta-feira (19), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que das quase 4,7 milhões de ações movidas por consumidores em 2015, metade recai sobre apenas dez empresas brasileiras. Dos serviços que mais geram insatisfação entre os clientes, bancos, empresas de telecomunicações, concessionárias de energia elétrica e água e companhias de seguro lideram, nesta ordem, o número de reclamações e denúncias. 

De acordo com o estudo, as 30 empresas mais processadas por violações aos direitos do consumidor respondiam, em 2015, por um total de 4.697.195 milhões ações, registradas nos Tribunais de Justiça de Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Distrito Federal e Bahia.

Os estados, justifica o CNJ, “foram selecionados por serem representativos da realidade brasileira em 2015, ano da pesquisa”. Ainda conforme o conselho, “as áreas mais desenvolvidas tendem a concentrar mais casos envolvendo bancos, enquanto áreas menos desenvolvidas concentram casos envolvendo fornecedores de serviços essenciais”.

Proposta

A pesquisa “Maiores Litigantes da Justiça Consumerista” inclui ainda propostas para reduzir a judicialização de problemas relacionados ao Direito do Consumidor. Uma delas, frisa o CNJ, é direcionar as demandas ao consumidor.gov.br – serviço federal que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet – antes de levar à Justiça.

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