Dependente de pensionista que morre tem direito a pensão por morte do INSS

Escrito por Agência Brasil ,

Quando o provedor da família morre, os dependentes geralmente sofrem com perda da renda familiar. O que muitos cônjuges, companheiros, filhos e outros parentes não sabem é que, nesses casos, eles têm direito pensão por morte pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O valor do benefício é igual ao que o parente falecido recebia como aposentado. Se ainda estava em atividade, o cálculo é feito como se ele fosse se aposentar naquele momento."É sempre baseado como se por ventura ele tivesse uma aposentadoria", explica a coordenadora de benefícios do Ministério da Previdência Social, Ana Adail.

A coordenadora explica que para receber a pensão, a pessoa tem de ser reconhecida na legislação previdenciária como dependente do segurado que morreu.

Atualmente, a Previdência Social tem pouco mais de 6 milhões de pensionistas por morte, sendo que 128.964 são classificados como pensionistas por morte acidentária, cujo provedor foi vítima de acidente de trabalho. Estes recebem em média R$ 595,18. Os demais ganham em média R$ 489,75.

Companheiros homossexuais têm o mesmo direito, desde que comprovem união estável. Segundo o coordenador de políticas públicas e direitos humanos do Grupo Arco Íris de Conscientização Homossexual, Cláudio Nascimento, "é necessário produzir mais informações claras e objetivas para que os grupos homossexuais saibam desse direito".

O requerimento da pensão pode ser feito pelo telefone 135 ou em uma das agências do INSS. O interessado precisa ter em mãos a carteira de identidade, o CPF e a certidão de óbito. Além disso, a documentação comprobatória de parentesco deve ser apresentada em 30 dias. Os documentos exigidos em cada caso estão especificados no site da Previdência Social.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.