Decon vai prolongar atendimento nesta Black Friday

Os consumidores também poderão registrar suas reclamações através do atendimento eletrônico (www.consumidor.gov.br).

Escrito por Redação ,
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) vai intensificar a atuação nesta sexta-feira (28) devido ao Black Friday 2014. O evento, que abrange lojas físicas e virtuais, promete descontos acima da média na venda de produtos. Há um aumento exponencial no volume de compras nesse período e é preciso ficar atento ao cumprimento da legislação consumerista.
 
O atendimento pessoal no Decon ocorrerá em horário estendido, das 7h às 17 horas, na rua Barão de Aratanha, nº 100, no Centro. Os consumidores também poderão registrar suas reclamações através do atendimento eletrônico (www.consumidor.gov.br).
 
O Decon já vem realizando fiscalizações de monitoramento eletrônico e de visitas às lojas físicas para evitar fraudes, propaganda enganosa, descumprimento da oferta e outras práticas abusivas.  É importante que os consumidores também estejam atentos às ofertas do Black Friday.
 
O Decon orienta que as pessoas verifiquem os preços antecipadamente nos sites de busca, além das páginas das empresas em que comprarão, imprimindo ou salvando os documentos que demonstrem as ofertas em publicidade. Assim, no "grande dia" poderão comparar as ofertas dos produtos descritos com aqueles disponibilizados.
 
Vale ressaltar que a compra promocional não elimina os direitos do consumidor, devendo a empresa se comprometer com as ofertas veiculadas nos diversos meios de publicidade. Além disso, a empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas.
 
Outra informação importante é que, nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (telefone, internet ou domicílio), o consumidor tem sete dias para desistir da compra, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.
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