Cortes chegam até às empresas de cobrança

Empresas de cobrança não estão conseguindo fechar os acordos de renegociação de dívidas e, pressionadas por aumentos de custos, são forçadas a demitir funcionários

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O desemprego chegou também às empresas especializadas em renegociar dívidas com inadimplentes. Na crise de 2009, quando o calote do consumidor cresceu, mas o emprego se manteve firme, as empresas de cobrança nadaram de braçada e ganharam dinheiro renegociando as dívidas. Desta vez, no entanto, elas não estão conseguindo fechar os acordos de renegociação e, pressionadas por aumentos de custos, se viram forçadas a demitir os cobradores.

Em abril, foram cortadas 1.017 vagas no setor de cobrança, segundo cálculos feitos pelo Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Geoc) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. "A demissão de cerca de mil funcionários em um único mês é o maior corte que eu já presenciei em 25 anos de mercado", afirmou Jefferson Frauches Viana, presidente do Instituto Geoc, que reúne as 14 principais empresas de cobrança do País. O setor emprega cerca de 99 mil trabalhadores, número que vem se reduzindo a cada mês.

Celso Senise, presidente da Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito, que reúne 200 companhias do setor, diz que os cortes atingiram, em média, entre 20% e 30% dos quadros. Mas houve empresas que demitiram até a metade dos funcionários.

Com a retração na economia, a inadimplência cresceu e o serviço das empresas de cobrança também. A diferença da crise atual em relação à de 2009 é que ficou mais difícil fechar acordos de renegociação de dívidas em atraso. "Conseguir acertar o tamanho do bolso para o inadimplente pagar a parcela hoje está mais difícil", disse Viana.

Mesmo em renegociações fechadas, existe uma reincidência da inadimplência. O motivo é o aumento do desemprego. "Na crise de 2009, fazíamos acordos de parcelamento das dívidas pendentes mais assertivos, pois as pessoas continuavam empregadas", disse Senise. 

Senise conta que o movimento do setor de cobrança neste ano cresceu entre 30% e 40% por causa do aumento do calote, mas o índice de sucesso das negociações caiu entre 30% e 40%. "Vou ter de ligar mais vezes para o inadimplente para fazer a cobrança, e não estou obtendo sucesso", afirmou. 

Como a remuneração das empresas de cobrança é um percentual das renegociações efetuadas, quando o índice de sucesso diminui, essas companhias ganham menos pelo serviço. E, com aumento de custos, a saída é demitir

Hoje, há no País cerca de 3 mil empresas de cobrança. O setor ganhou importância impulsionado pelo avanço do crédito, que praticamente dobrou a participação no PIB em dez anos. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.