Copom sobe juros para 11,25% na primeira reunião pós-eleições

Penúltimo encontro do Comitê surpreendeu a maioria dos analistas que confiavam na indicação do BC de não mexer na taxa

Escrito por Folhapress ,

Na primeira reunião após as eleições e a penúltima no ano, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) surpreendeu e decidiu subir nesta quarta-feira (29) a taxa básica de juros para 11,25% ao ano.

O BC havia indicado nos últimos meses não ter a intenção de mexer nos juros e, por isso, o resultado não era esperado pela maioria dos analistas.

A decisão não foi unânime: foram cinco votos pelo aumento e três pela manutenção.

Para o Comitê, desde sua última reunião, entre outros fatores, a intensificação dos ajustes de preços relativos na economia tornou o balanço de riscos para a inflação menos favorável. À vista disso, o Comitê considerou oportuno ajustar as condições monetárias de modo a garantir, a um custo menor, a prevalência de um cenário mais benigno para a inflação em 2015 e 2016.

Votaram pela elevação da taxa Selic para 11,25% o presidente do BC, Alexandre Tombini e os diretores Aldo Luiz Mendes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo e Sidnei Corrêa Marques. Votaram pela manutenção da taxa Selic em 11% Altamir Lopes, Luiz Awazu Pereira da Silva e Luiz Edson Feltrim.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.